quarta-feira, 19 junho 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Hemonúcleo de Volta Redonda lembra Dia do Doador Voluntário

19/11/2018 17:46:26

O Dia Nacional do Doador Voluntário, comemorado no próximo dia 25, será lembrado no Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista. A coordenadora do hemonúcleo, Cristina Guimarães do Nascimento, programou ações para homenagear as pessoas que são cadastradas na unidade de coleta de sangue e que, com a doação, ajudam a salvar vidas. Entre as homenagens está um painel com o nome dos doadores.

“O Dia Nacional do Doador Voluntário nos lembra de falar obrigado a essas pessoas. A data também serve para ressaltar a importância desse ato de solidariedade, enaltecer e parabenizar o doador, que ajuda a manter o nosso estoque de sangue para atender a quem precisa na urgência médica”, disse.

O núcleo de Volta Redonda completa em 4 de dezembro nove anos de fundação. O local está aberto de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, para a coleta de sangue. Além disso, funciona em esquema de plantão 24 horas para atender pedidos de emergência dos hospitais públicos da região.

Além dos Hospitais São João Batista e Hospital do Retiro, em Volta Redonda, o Banco de Sangue atende os pacientes em tratamento contra o câncer pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Himja (Hospital Infantil e Maternidade Jardim Amália), também na cidade, e unidades de Piraí e Rio Claro.

Para ser doador voluntário, é preciso fazer um cadastro e passar por avaliação. Podem doar os menores de 16 anos com autorização dos responsáveis e pessoas de até 69 anos, com o peso a partir de 50 kg. Para doar não precisa fazer jejum, mas é bom evitar alimentos gordurosos.

Os homens podem doar de dois em dois meses e as mulheres, de três em três meses. “O nosso doador mais antigo recentemente completou 70 anos e não pode mais doar”, comentou Cristina.

Os documentos necessários são carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte, carteira de motorista e a autorização dos pais para menores, termo de autorização que é cedido pelo Hemonúcleo para o preenchimento. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:43 Economia