quarta-feira, 23 setembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Fisioterapeutas serão obrigatórios em UTIs do estado

02/08/2020 17:55:07

O governador Wilson Witzel sancionou no fim de semana a lei de autoria do deputado estadual Gustavo Tutuca, que prevê a obrigatoriedade de fisioterapeutas 24 horas nas unidades de terapia intensiva (UTIs) e nas unidades intermediárias (UIs) adulto, neonatal e pediátrico de hospitais e clínicas públicas, privadas e filantrópicas em todo o estado do Rio. O deputado explicou que formulou o projeto a partir de relatos de profissionais do setor destacando a importância dos fisioterapeutas no atendimento de pacientes internados nas unidades de terapia intensiva e intermediária.

“Este projeto foi desenvolvido a muitas mãos, em parceria com Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), e aprimorado pelos demais deputados, visando atender às diversas realidades e, o mais importante, garantir o atendimento de qualidade para a população do nosso estado”, destacou Tutuca.

A publicação da lei coincide com a necessidade de expansão da rede de saúde e distribuição de mais profissionais dessa área para dar continuidade ao combate da pandemia do coronavírus, que assola o país desde o final de fevereiro.

“A fisioterapia conquistou avanços importantes para garantir uma melhor assistência à saúde, nesses últimos meses, mesmo com a pandemia. Todas essas vitórias alcançadas são devidas ao apoio de parlamentares como Tutuca, que acolheu nosso anteprojeto e encaminhou à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em tempo recorde. Além disso, toda a nossa equipe de conselheiros e profissionais está trabalhando incessantemente em prol dos nossos profissionais da fisioterapia e da terapia ocupacional, porque sem esse espírito de colaboração, não conseguiríamos essas importantes conquistas”, reconheceu o presidente do Crefito no Rio de Janeiro, Wilen Heil e Silva.

Na prática, após a sanção, as instituições de saúde precisaram contar com um fisioterapeuta a cada 10 leitos de UTI. Já nos leitos de UI, será necessário ter um profissional a cada 15 leitos. As unidades terão agora 180 dias para se adequarem às novas regras. (Foto: Thiago Lontra-Alerj)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

08:26 Polícia