sexta-feira, 18 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Esporte

Festival de Judô reúne 150 alunos em Volta Redonda

Evento foi com integrantes de programas esportivos federais

04/08/2019 11:51:48

A quadra de esportes do bairro Verde Vale foi palco no sábado do 1º Festival Internúcleos de Judô - Etapa Verde Vale. Participaram cerca de 150 alunos dos programas esportivos federais Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), Virando o Jogo e Esporte e Cidadania para Todos. A competição reuniu alunos de oito núcleos dos programas implantados nos bairros de Volta Redonda e Barra Mansa. Os participantes de todas as idades se enfrentaram em seis categorias, começando com meninos e meninas de sete anos e adultos. Crianças a partir de 3 anos, fizeram demonstração da luta e participaram de um festival de brincadeiras, orientadas pelos professores.

Segundo o coordenador do Pelc, Elton Bergone, estas atividades do Festival fazem parte das diretrizes do programa. “É o momento especial para os alunos, pois eles podem apresentar o que é ensinado nas aulas e os professores avaliam o desempenho deles. Isso é muito produtivo”, disse, lembrando que o Festival ganhará mais três edições ainda este ano. “Este foi o nosso primeiro festival e serviu para ajustar para as próximas edições. Nesta edição realizamos 120 disputas, premiamos com medalhas todos os participantes e o próximo bairro a receber o festival será o Santo Agostinho”, avisou Elton.

A filha de Claire Bernardo, Vitória, entrou há um mês na aula de Judô no Núcleo do bairro Açude II. “Ela está adorando. Fico satisfeita e vejo que ela está feliz”, disse a mãe. O padioleiro Diogo Lins matriculou os filhos Miguel e Guilherme no judô, pois considera este esporte o mais completo. “O judô estimula a mente e eles aprendem a respeitar o adversário”, disse. No dia anterior, ele instruiu os filhos que o importante era competir. “Competir é aprender e evoluir”, declarou.

O adolescente Kauã Felipe, 14 anos, do Núcleo Santo Agostinho, treina há cinco meses. “Estou melhorando nas quedas e aprendendo japonês com o professor”, brincou ele. As técnicas do judô agradam o aluno Luis Fernando Barbosa, 14 anos, do núcleo do bairro Piteiras, em Barra Mansa. “O festival foi muito legal, pois coloquei o meu aprendizado em prática”, falou o garoto, que disputou na categoria Sub 18.

A vereadora Rosana Bergone – responsável pela intermediação da vinda dos programas para Volta Redonda e região – lembrou que os projetos estão sendo bem sucedidos porque os pais acreditam e mantém seus filhos nas aulas. “Hoje, com estes três programas e mais a corrida de ruas, que são realizadas anualmente, o governo federal contempla sete mil pessoas em todo o Sul do estado. E o resultado é muito satisfatório e gratificante. Isso pra mim, não tem preço”, disse ela. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

08:05 Polícia