quinta-feira, 27 fevereiro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Evento premia personalidades negras da região

26/06/2019 18:33:07

Em comemoração ao 29ª aniversário do Memorial Zumbi dos Palmares foi realizado na noite da terça-feira, em Volta Redonda, o segundo Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares. O evento, realizado no Memorial Zumbi, na Vila, contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda. O prêmio é um reconhecimento aos negros e negras da cidade e região que se destacaram no ano de 2018.

Através de inscrições feitas online os candidatos contam parte do trabalho que realizam e, por meio de uma votação aberta pela internet, o público elege os vencedores em nove categorias: música, dança, artes cênicas, artes visuais, educação, literatura, empreendedorismo criativo, comunicação e humanidade e cidadania, além da categoria especial Preservação da Memória Ancestral, que homenageia mestres de cultura popular, lideranças religiosas e pessoas que contribuíram para a história do movimento negro da região.

Evento premia personalidades negras da região

Laís Meneleu Conti, uma das integrantes da Bafro, vencedora da categoria música, explicou sobre a importância de ter eventos direcionados ao público LGBT e negro do Sul Fluminense. “A Bafro é uma festa que visa entreter, principalmente, o público LGBT e negro, através da música negra. Esse prêmio mostra a importância de ter um rolê para quem é preto e LGBT aqui na região. E mostra também que somos capazes de muita coisa ainda, porque a Bafro aconteceu de uma forma muito despretensiosa e agora estamos recebendo um prêmio que exalta os profissionais negros. Nunca imaginamos estar aqui”, disse Laís.

Filipe Silva, vencedor da categoria comunicação, destaca que o prêmio vai ajudar as futuras gerações. “É extremamente importante, principalmente para que as novas gerações possam ocupar espaços. É muito ruim você nunca ver alguém parecido com você. Você abrir a página de uma revista e não encontrar um corpo, um cabelo como o seu. E esse prêmio traz essa inspiração para as pessoas. Foi isso que me levou a inscrever. Tenho uma irmã de 17 anos e não quero que ela passe pelo que eu passei”, disse o publicitário.

O prefeito Samuca Silva comentou o evento, considerando que o prêmio valoriza as manifestações e iniciativas culturais afros. “O prêmio tem a função de relembrar as pessoas que foram e são referências na cultura afro de Volta Redonda e da nossa região. Parabéns a todos os indicados e vencedores”, disse o prefeito.

Conheça os premiados:

Música

Vencedores:

Zumbi: Juremeiros

Dandara: Bafro

Dança

Vencedores:

Zumbi: Charme na Praça

Dandara: Marcela Nogueira

Artes Cênicas

Vencedores:

Zumbi: washington kellington

Dandara: Mari Oliveira

Artes Visuais

Vencedores:

Zumbi: Diogo Carvalho

Dandara: Valsan

Educação

Vencedores:

Zumbi: Bruno Andrade

Dandara: Marcia Cristina Silva

Literatura

Vencedores:

Zumbi: Gabriel Sânpera

Dandara: Marly Ferreira

Empreendedorismo

Vencedores:

Zumbi: Afro On

Dandara: karine priscila (negrita)

Humanidade e Cidadania

Vencedores:

Zumbi: Meninos do Batuque

Dandara: Mestra Arara

Comunicação

Vencedores:

Zumbi: Filipe Silva Raimundo

Dandara: Luciene Nascimento

Especial - Preservação da Memória Ancestral

Vencedores:

Zumbi: Mestrissimo Pedro Da Água Limpa, Clóvis Rasta e

Doutor Professor Alexandre Batista

Dandara: Maria Aparecida De Freitas

1/3

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:39 Cultura