quarta-feira, 17 julho 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Estado inaugura Colégio Militar de Volta Redonda

03/06/2019 17:03:08

O governo do estado inaugurou nesta segunda-feira o primeiro colégio do Corpo de Bombeiros Militar de Volta Redonda. A escola foi implantada no Ciep 403 – Maria de Lurdes Giovanetti, no Açude II, e contou com a presença do governador Wilson Witzel, do prefeito Samuca Silva, e o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, além de deputados e prefeitos das cidades vizinhas.

O colégio é um estabelecimento público estadual de ensino médio regular com o curso de duração de três anos. A formação é integral e possui sua grade de acordo com a base nacional curricular e disciplina de núcleo específico.

A base nacional curricular é formada pelas disciplinas de matemática, física, química, biologia, educação física, geografia, história, língua português, língua estrangeira, filosofia e sociologia. O núcleo específico é formado pela disciplina de ordem unida, prática esportiva, símbolos nacionais, hinos e canções, história dos bombeiros, civismo, prevenções acidentes, noções de primeiro socorros, noções de defesa civil e saneamento de meio ambiente, dentre outros.

Esta foi a segunda vez que o prefeito recebeu o governador para inaugurações na cidade. “Essa escola militar já está funcionando mesmo antes da inauguração e eu quero parabenizar todas as autoridades e ao governador pelas ajudas para o município. Assim como o estado, Volta Redonda sofre uma crise financeira e é bonito ver as equipes empenhadas em abrir novos caminhos. Essa escola estava prestes a fechar e conseguimos trabalhar para que se remodelasse – afirmou Samuca.

Para 2019 foram disponibilizadas 60 vagas, envolvendo um trabalho coordenado entre as secretarias do estado de Defesa Civil e a Secretaria de Estado da Educação com parcerias com a prefeitura. Os estudantes têm entre 13 e 16 anos.

O coronel Gilser, subcomandante geral dos bombeiros, classificou de “um marco” a inauguração do colégio militar em Volta Redonda (o segundo fica em Miguel Pereira): “Essa será mais uma missão para nossa corporação. Uma missão que se reveste numa peculiaridade e numa missão singular. Estamos trabalhando com o objetivo de criar um ambiente para os verdadeiros heróis que são os profissionais de educação e que nem sempre têm condições de exercer o seu melhor e estamos aqui para isso. Agradecemos ainda a confiança que os pais entregaram seus filhos para que possamos ajudá-los a trilharem os caminhos de um futuro promissor”.

Ao chegar, Witzel cumprimentou Juan Felipe Borsatto, de 12 anos. O menino disse que seu irmão estuda no colégio, no qual ele também deseja ingressar.

O Governador Wilson Witzel parabenizou os alunos presentes e disse que essa é uma caminhada longa na formação de qualquer um. “Os alunos estarão sendo formados para salvar vítimas, aprender sobre fraternidade, aprender que na sociedade nada se conquista sem suor, estudo e trabalho. Na nossa escola não haverá pichação, desrespeito ao professor. Haverá dedicação e um futuro melhor”, disse, depois, em discurso. (Foto: Gabriel Borges)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

08:41 Polícia