domingo, 28 fevereiro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Estado do Rio começa a vacinação contra a Covid na 4ª feira

Segundo o governo, imunização será simultânea

17/01/2021 20:31:51

O governo do Rio garantiu, no início da noite deste domingo (17), que estará pronto para iniciar a vacinação contra a Covid-19 simultaneamente nos 92 municípios fluminenses a partir da próxima quarta-feira (20). A data foi fixada pelo Ministério da Saúde após a aprovação das vacinas CoronaVac e AstraZeneca pela Anvisa. O governador em exercício Cláudio Castro afirmou que vai a São Paulo ainda na madrugada desta segunda-feira (18), onde acompanhará o envio das doses que serão destinadas ao estado a partir das 7h.

“Essa é uma vacinação para todos, sem discriminação, mantendo e respeitando as instituições. Confiamos nos técnicos da Anvisa, no Plano Nacional de Imunização e agora todos os estados, todos os municípios, juntos, serão atendidos. Será uma vacina para todos”, ressaltou o governador em exercício.

Segundo o governo do estado, a primeira fase prioriza os trabalhadores de saúde, a população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e população indígena. A segunda fase inclui pessoas de 60 a 74 anos. A terceira fase prevê a vacinação de pessoas com comorbidades. A quarta fase abrangerá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

“A vacinação é o início do processo que vai nos devolver uma vida parecida com a que tínhamos antes dessa pandemia. Mas não podemos descuidar dos cuidados com a prevenção, o uso de máscara, o distanciamento e a higiene das mãos”, alerta o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

Segundo Alexandre Chieppe, médico da subsecretaria de Vigiância em Saúde do estado, uma reunião nesta segunda-feira com os secretários municipais de saúde vai definir quem serão os primeiros a serem vacinados: “A gente traçou vários cenários e, a partir da definição do Ministério da Saúde de quanto a gente vai receber, a gente vai definir quais serão os prioritários ou não”.

Toda a preparação para a vacinação no Rio de Janeiro está pronta. Foram definidos 1,5 mil postos de saúde e clínicas da família que devem participar da imunização. A Secretaria estadual de Saúde pode abrir mais 3 mil pontos de apoio, utilizando espaços de escolas, supermercados, shoppings e quartéis dos bombeiros.

Neste domingo, a SES realizou o segundo dia de distribuição de seringas para os municípios fluminenses. No sábado, foram enviados 3,3 milhões de seringas com agulha para 30 cidades, entre elas Barra Mansa. Neste domingo, foram distribuídas 115,5 mil seringas descartáveis de 3ml com agulha para outros 19 municípios. Ao todo, nesta primeira fase, o estado enviará 5,5 milhões de kits para todas as cidades.

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:29 Polícia