quinta-feira, 04 junho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Em 4h, Ciosp recebe 60 denúncias de aglomeração em bares

22/03/2020 20:09:13

Em apenas quatro horas – de 9 às 13h – o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Púiblica) recebeu neste domingo nada menos que 60 denúncias de moradores de Volta Redonda sobre estabelecimentos comerciais descumprindo o decreto municipal editado para conter a propagação do coronavírus da cidade. A maior parte das ligações foi sobre aglomeração de pessoas em bares, tanto da periferia quanto da região central da cidade.

Os bares, por sinal, não estavam impedidos de funcionar - antes deveriam reduzir horário em 30% - mas um novo decreto do prefeito Samuca Silva determinou o fechamento destes estabelecimentos, que só podem atender com entregas em domicílio, assim como restaurantes e lanchonetes.

O número de telefonemas recebidos pelo órgão de segurança num espaço de tempo tão curto mostra que ainda é preciso insistir na conscientização, principalmente do público mais jovem e do mais idoso – sendo que este faz parte do grupo de maior risco de infecção pelo vírus Covid-19.

Um exemplo do comportamento pouco adequado de algumas pessoas ocorreu na última sexta-feira, em Barra Mansa, onde o prefeito – horas depois de firmar um acordo com entidades empresariais apenas reduzindo o horário de funcionamento do comércio – mudou a postura e determinou o fechamento praticamente total pelo que viu nas ruas, citando em particular idosos que, segundo ele, não estão levando o risco a sério.

“Tem idosos falando que já viveram muito”, indignou-se Rodrigo Drable com o que ouviu nas ruas. Por isso, determinou o fechamento de bares e restaurantes, autorizados a atender apenas no sistema de delivery.

Neste domingo, em Volta Redonda, a feira livre – realizada neste dia sempre na Vila Santa Cecília – já não aconteceu. No sábado, apenas as barracas que vendem produtos alimentícias puderam funcionar e o movimento foi pequeno, mas, no momento em que a reportagem passou pela feira, idosos eram maioria entre os que circulavam pelas barracas.

Na noite deste domingo, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, voltou a alertar que nesta semana poderá ocorrer o pico da contaminação pelo coronavírus e voltou a apelar que as pessoas só saiam de casa por motivo de extrema necessidade. “Quanto menos pessoas na rua, menor a possibilidade de circulação do vírus”, disse ele, fazendo um apelo especial aoss mais velhos: “Você, idoso, entenda a importância da quarentena, pois o risco pra você é muito maior”.

Matéria atualizaa às 20h26min, para correção de informação sobre os bares em Volta Redonda

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

09:49 Cidades