segunda-feira, 21 setembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Dia do Idoso é comemorado em Volta Redonda

Prefeitura e AAP-VR têm atividades para marcar a data

01/10/2019 18:34:07

Instituições de Volta Redonda realizaram nesta terça-feira atividades para comemorar o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. Na Policlínica da Melhor Idade, no Jardim Paraíba, uma das unidades de assistência ao idoso em Volta Redonda, a data foi lembrada com um café da manhã para os usuários. A policlínica é um braço do atendimento especializado oferecido pela Rede Municipal de Saúde, que inclui o Hospital do Idoso, implantado em dezembro de 2017 na Vila Santa Cecília.  

A policlínica é referência em atendimento ao idoso com equipe multidisciplinar tendo a geriatria como destaque. Os idosos com mais de 60 anos são recebidos no local, depois de encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, de acordo com o protocolo de inclusão existente. Hoje, são realizados 350 atendimentos por semana na policlínica.

AAP-VR – O Centro de Prevenção à Saúde do Idoso, da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), na Rua 535, no Jardim Paraíba, le,brou a data com várias atividades. Nesta quarta-feira, a partir das 12 horas, haverá novas atrações.

Os que compareceram nesta terça puderam aproveitar a manhã para assistir à apresentação do Coral Alvorada, da própria associação, assistir palestra sobre envelhecimento saudável, participar de uma aula de ginástica e apreciar uma exposição de artesanato.

- São dezenas de atividades nos dois dias, desde o tradicional cafezinho até corte de cabelo de graça, maquiagem, design de sobrancelhas, aulas de pintura em óleo, aferição da pressão arterial, massagem, festival de tortas e muitas outras. E a presença de tanta gente só mostra o quanto como a nossa associação é importante – disse a vice-presidente da AAP-VR, Clara Sabença.

Dia do Idoso é comemorado em Volta Redonda

Apadefi lembra Dia da Pessoa Com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também comemorado em 1º de outubro, foi de mão na massa para os pacientes da Apadefi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos), no Retiro, em Volta Redonda. O Núcleo de Atendimento ao Idoso (NAI) promoveu uma oficina de culinária e os participantes provaram suas habilidades na produção de biscoitos.

A atividade foi um momento para reforçar a socialização e destacar o quanto são ativos, produtivos e criativos, como demonstraram na decoração das latas para os quitutes. A fonoaudióloga Elaine Pereira, que compõe a equipe de profissionais da entidade, explicou que os encontros do NAI são realizados semanalmente, às terças-feiras. O núcleo também conta com o trabalho da psicóloga Aline Calassa, e, em conjunto, são desenvolvidos exercícios de estímulo à memória, cognição, linguagem verbal e não verbal, integração, entre outras.

- Nossos pacientes que participam do NAI possuem deficiências provenientes de alterações neurológicas, como Parkinson, Alzheimer, AVC. Por isso, as atividades que promovemos são adaptadas para que eles tenham autonomia e prazer. Muitas vezes não precisamos intervir, porque eles se ajudam. A gente acompanha essa evolução, junto aos familiares, e é muito satisfatório ver a capacidade de cada um deles – disse a fonoaudióloga Elaine, que está na Apadefi desde o início do NAI, há 15 anos.

Além das atividades regulares, são promovidos também eventos que buscam a participação das famílias. A associação também arrecada fundos para promover um passeio, que neste ano terá como destino a cidade de Petrópolis. E no final do ano, é realizado uma confraternização com café da manhã na sede.

Os interessados em conhecer e ajudar a Apadefi com doações podem visitar a entidade na Avenida General Euclides de Figueiredo, 350, no Retiro, ou entrar em contato pelo telefone (24) 3346-4025. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.(Fotos: Divulgação)

Dia do Idoso é comemorado em Volta Redonda

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

15:12 Polícia