sexta-feira, 18 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Dia da padroeira: campanha orienta romarias à pé na Dutra

Concessionária alerta motoristas e romeiros de acidentes

16/09/2019 11:44:05

A concessionária da Dutra deu início à campanha de segurança e orientação a peregrinos e motoristas que trafegam pela rodovia na época de romarias a pé até o Santuário de Aparecida (SP). No próximo dia 12 de outubro é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e milhares de pessoas caminham pelo acostamento da estrada até a cidade do Vale do Paraíba Paulista.

A campanha, realizada anualmente a partir da segunda quinzena de setembro, é centrada na segurança de trânsito e reforço nas orientações e dicas aos grupos de romeiros e motoristas, reforçando sobre os riscos de se caminhar pelo acostamento. A recomendação aos romeiros é utilizar um caminho mais seguro planejado para esta manifestação de fé: a Rota da Luz SP.

A cada ano a concessionária contabiliza aumento no número de romeiros caminhando pelo acostamento da Dutra em direção à Basílica de Aparecida. Em 2018, foram contabilizados mais de 20 mil em romaria à pé, entre a segunda quinzena de setembro até a segunda quinzena de novembro, período de maior movimento dos romeiros.

Preocupação

A NovaDutra não recomenda este tipo de manifestação em função do risco que representa para os peregrinos. Dados da concessionária revelam que, no ano passado, entre os meses de janeiro e dezembro foram contabilizados 13 atropelamentos, um aumento de 200% em comparação com o mesmo período de 2017. Somente no período da campanha de orientação 10 pessoas foram atropeladas em 2018. Este ano, a concessionária já registrou duas mortes de romeiros.

- A cada ano aumenta o número de romarias à pé na Dutra e isso está nos preocupando. O romeiro acredita que o acostamento é seguro para sua peregrinação, mas esquece que estão muito próximos à faixa da direita. O acostamento é um local para paradas de emergência de veículos e o risco de atropelamento é grande – alerta o gestor de Atendimento da concessionária, Virgílio Leocádio.

Ele ressalta ainda que Dutra tem mais de mil acessos, entradas e saídas de cidades e postos de serviços, travessias de trevos e acessos, aumentando o risco de atropelamentos. “Não temos como proibir a manifestação de fé na rodovia, mas há uma necessidade urgente da sociedade entender os riscos de caminhar pelo acostamento da Dutra”, reforça.

Rota mais segura

A Rota da Luz é um traçado formado por estradas secundárias, somando 201 km que passam por nove cidades, saindo de Mogi das Cruzes. Criada pela Secretaria Estadual de Turismo, a rota é um caminho mais seguro para os romeiros com destino ao Santuário Nacional de Aparecida.

Informações podem ser obtidas neste site. (Foto: Divulgação)

Dados atropelamentos

Janeiro a dezembro 2018-2017

2018

Atropelamentos - 13

Mortos - 4

Feridos – 9

2017

Atropelamentos - 7

Mortos - 2

Feridos – 5

Atropelamentos no período de orientação da campanha (setembro a novembro)

2018

Atropelamentos - 10

Mortos - 2

Feridos – 8

2017

Atropelamentos - 4

Mortos - 1

Feridos – 3

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

08:05 Polícia