terça-feira, 15 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Dia da Conscientização do Autismo é celebrado em Volta Redonda

02/04/2019 18:21:39

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo transcorre em 2 de abril e, em Volta Redonda, a data foi celebrada na Escola Municipal Professora Dayse Mansur – a única da América Latina destinada exclusivamente a autistas, de 6 aos 16 anos. Nesta quarta-feira, os alunos irão passar o dia, no Aldeia das Águas, resort localizado em Dorândia, Barra do Piraí.

A Dayse Mansur fica no Jardim Paraíba e atende 71 autistas e com transtornos afins, em regime de dois turnos. Eles também frequentam o Sítio Escola Municipal Espaço Integrado do Autista Thereza Chicarino (Semeia). Na escola, os alunos são alfabetizados, fazem educação física na academia de ginástica, têm aulas de música, treinam na cozinha experimental, assistem a vídeos e têm acesso à informática.

- Somente através da ampla informação podem ser diminuídas ou eliminadas as situações de preconceito e discriminação, construindo uma sociedade realmente inclusiva, que acolha cada indivíduo com suas características – destaca a secretária de Educação, Rita Andrade, ao comentar a importância de uma data de conscientização mundial.

A equipe da escola especializada tem cerca de 30 profissionais. Eles são qualificados para o atendimento aos alunos. “Os recursos metodológicos são baseados no programa Teacch, utilizado nas escolas especializadas da Secretaria de Educação. O material é individualizado, acompanhando o progresso do aluno, e deve ser renovado periodicamente. Todas essas atividades fazem parte de um planejamento com atendimento integral do estudante”, explicou a diretora geral da escola, Renata de Oliveira.

Para os professores é uma experiência totalmente diferente. Jaqueline dos Reis, que trabalha na escola há quatro anos, afirma que há um aprendizado diário. “É muito gratificante trabalhar com eles. Na verdade a gente não só ensina, a gente aprende a todo o momento, ajudando cada criança individualmente”.

Saúde tem atendimento especializado para autistas

Em Volta Redonda, os autistas são assistidos pela Rede Municipal de Saúde no CER III (Centro Especializado em Reabilitação), que funciona no Estádio Raulino de Oliveira, no Jardim Paraíba; e no CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), na Vila Mury.  

O primeiro é especializado em reabilitação física, intelectual e visual, atendendo a crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) até os 14 anos. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e recebe pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.

Hoje, 330 autistas são assistidos no CER III por equipe multidisciplinar composta por médico pediatra e neuropediatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo e terapeuta ocupacional. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos autistas e seus familiares.

A coordenadora  Pollyanna Mazilli informou que para lembrar a data, a equipe vai participar da “Caminhada de Conscientização sobre Autismo” organizada pela Apadem (Associação de Pais e Autistas e Deficientes Mentais) de Volta Redonda. O evento, aberto à comunidade,  será no próximo domingo, a partir das 9h, com saída da Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.

No CAPSi, localizado na Avenida Amazonas, 175, na Vila Mury, o atendimento é voltado para crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos, com transtornos mentais graves e persistentes, e aquele que, por sua condição psíquica, se encontra impossibilitado de manter ou esteja perto de romper os laços sociais. O atendimento nos CAPSi é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:36 Cidades