segunda-feira, 01 junho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Dengue tipo 2 em bairro acende alerta em Volta Redonda

27/03/2020 06:49:33

O caso de um morador do bairro Água Limpa, diagnosticado com dengue tipo 2, acendeu o alerta na Secretaria de Saúde de Volta Redonda. Neste sábado, informou o secretário Alfredo Peixoto, agentes de combate a endemias farão uma ação no bairro a fim de eliminar focos do Aedes aegypti, transmissor da doença. Segundo ele, não havia sido registrado nenhum caso deste tipo de dengue na cidade este ano.

“As outras doenças não acabam”, disse Alfredo, ao falar da preocupação com o caso. De acordo com ele, o trabalho dos agentes será feito nos quintais das residências da Água Limpa. “Já que estamos todos em casa [por causa do isolamento em função do coronavírus], fica mais fácil fazer o controle, evitando o acúmulo de água em plantas, vasos, canteiros e calhas”, pediu o secretário.

OFENSIVO – O sorotipo 2 do vírus da dengue, responsável pelas epidemias da doença no Brasil entre 2007 e 2009, voltou a circular no país no verão deste ano. Em 2019 houve o segundo maior número de casos de dengue notificados desde o início da série histórica, em 1975, com um crescimento de 517% em relação a 2018.

Foram registrados mais de 1,5 milhão de casos da doença, em sua maioria em Minas Gerais, São Paulo e no Espírito Santo, com 754 óbitos. A reentrada do sorotipo 2 do vírus, após anos de circulação dos sorotipos 1 e 4, é a principal explicação para o aumento. E esse quadro pode vir a se repetir, principalmente no Sudeste, cuja taxa de incidência é de 1.151,8 para cada 100 mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde, deve-se suspeitar de dengue quando ocorre febre alta (40°C) acompanhada de pelo menos dois destes sintomas: dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, náusea, vômito, inchaço nas glândulas e manchas pelo corpo. (Foto: Arquivo)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:39 Saúde