domingo, 17 dezembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Esporte

Corrida solidária da UFF reúne mais de mil participantes

03/12/2017 20:05:28

Mais de mil pessoas participaram neste domingo da Corrida e Caminhada UFF - Etapa Volta Redonda – realizada no início da Avenida Radial Leste, no Aero Clube, onde ocorreu a largada e chegada da competição. O evento, organizado pela Universidade Federal Fluminense, através do Ministério do Esporte, veio para a cidade a pedido da vereadora Rosana Bergone (PRTB). As duas competições tiveram cunho solidário e arrecadaram mais de 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis, doados pelos atletas e repassados a 32 instituições filantrópicas da cidade. O evento teve a presença maciça de atletas, jovens, idosos e pessoas deficientes que foram assistir ou participar da competição.

Todos os participantes receberam medalhas e os três primeiros de cada categoria foram premiados com troféus. Na categoria masculino, o primeiro lugar ficou com o atleta de Barra Mansa, Pedro Henrique Silva Ramos, corredor afiliado à Coorbama. Ele percorreu os nove quilômetros em 31 minutos e 30 décimos. “Já participei de várias corridas e nesta semana nem treinei muito. Perto do viaduto fiquei em quarto lugar, mas dei uma arrancada e consegui vencer”, disse o campeão, aprovando a realização da corrida.  Já na categoria feminino, a vencedora foi Josimar Vitorino, a Josie, que completou a prova em 38 minutos. “Foi muito bom e o melhor ainda, praticamente de graça, pois na maioria das competições a gente tem que pagar a inscrição” disse a corredora.

Quem também correu foi Wiliam Santos, 38 anos. “Achei muito legal, um pouco pesada, pois havia algumas subidas. Mas o tempo sem sol ajudou bastante. Na região, foi a corrida mais bem organizada da qual já participei”, avaliou ele, que levou os filhos e a mulher para participar da caminhada.  A aposentada, Vânia Lúcia de Almeida, 65 anos, caminhou os três quilômetros, com tranquilidade.  “Faço caminhadas diariamente e fiz questão de participar. Cheguei e nem estou cansada”, garantiu.

A corrida e a caminhada são uma integração entre as pessoas para que haja uma conscientização maior sobre a melhoria da saúde, explicou o coordenador do evento e representante da UFF, Francisco Barreto. “Volta Redonda é a quarta cidade do estado do Rio de Janeiro a receber o Circuito Corrida e Caminhada UFF e, em todas as cidades, Cabo Frio, Rio das Ostras e Rio Bonito, tivemos êxito devido à excelente aceitação do público e recorde na arrecadação de alimentos. Agradecemos a recepção dos participantes desta cidade”, ressaltou.

Corrida solidária da UFF reúne mais de mil participantes

A vereadora Rosana Bergone destacou que o Ministério do Esporte garantiu para a cidade uma competição de alto nível. “Tivemos alimentação para os atletas, massagista, água a vontade e uma estrutura que há tempos a gente não via em Volta Redonda. Estou feliz, pois a arrecadação de alimentos foi muito significante e vai ajudar as instituições e muitas pessoas, principalmente, neste fim de ano”, disse ela, que aproveitou para agradecer aos realizadores da corrida, lembrando que o evento também recebeu apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e de outros setores da prefeitura. 

O secretário Nacional de Esporte, Leandro Cruz, que fez também a caminhada, destacou que esta foi uma das maiores corridas do estado do Rio de Janeiro organizada pela UFF.  “Tivemos a maior arrecadação de alimentos e participação de um grande público e, por isso, foi um sucesso”, afirmou, anunciando que ano que vem, no aniversário da cidade, será realizada mais uma corrida, com mais inscrições. “Teremos 1,4 mil vagas e a equipe da vereadora Rosana Bergone, assim como fez nesta, será o nosso contato para trazer a competição para Volta Redonda”, informou Cruz.

Alimentos - A distribuição dos 1,6 mil quilos de alimentos não perecíveis foi para entidades assistenciais de Volta Redonda na tarde de sábado,  logo após o encerramento da troca dos kits pelos atletas.  Foram beneficiadas 32 instituições filantrópicas, sendo que 30 delas são cadastradas pelo Fundo para Infância e Adolescência (Finade), órgão da prefeitura, e o Lar Espírita Irmã Zilá, do Belmonte, e a Igreja Nossa Senhora Aparecida, do Verde Vale.

Vencedores em primeiro lugar:  a categoria Masculino de 16 a 29 anos – Victor Valentim; de 30 até 39 anos – Fábio Rosa da Silva; de 40 até 49 anos – Edvaldo Barbosa Romeiro; 50 até 59 anos – Ismael Alcídio da Silva; 60 até 69 anos – Odorval Dias Batalha e com mais de 70 anos – Tomio Mishima. 

Na categoria feminino de 16 a 29 anos – Bruna Mayer de Souza Sampaio; de 30 até 39 anos – Helen Aparecida de Souza; de 40 até 49 anos – Maria de Fátima Silva Teixeira; de 50 até 59 anos – Elza Alves Ferreira e de 60 até 69 anos – Maria de Fátima Oliveira.  Todos os resultados da corrida estão disponíveis no site da universidade Federal Fluminense. (Fotos: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:14 Nacional