quarta-feira, 08 julho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Confirmação de coronavírus deixa apreensivos colegas de trabalho de mulher de BM

06/03/2020 17:34:32

Apesar do apelo das autoridades de saúde do município e do estado para a população tenha tranquilidade, o caso de uma mulher de Barra Mansa, cujo teste para o novo coronavírus (Covid-19) teve o primeiro resultado positivo no estado do Rio, está gerando preocupação em diversas pessoas que tiveram contato com ela nos últimos dias, principalmente na prefeitura, onde a paciente trabalha. Oficialmente, segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, foram seis pessoas – todos da prefeitura – que tiveram de se submeter a exames, mas outras estão procurando unidades de saúde por iniciativa própria.

Nesta sexta-feira, o quarto andar da prefeitura de Barra Mansa, onde fica o setor onde a paciente trabalha, ficou praticamente fechado. “Já fiz o exame e o resultado deve sair na segunda ou terça-feira”, disse ao FOCO REGIONAL um funcionário do mesmo setor que a paciente na prefeitura. Ele se encontra em isolamento domiciliar.

Outro motivo de preocupação é que, depois de retornar da Itália, a servidora – que tem 27 anos – teria participado de uma reunião do marido, que a acompanhou na viagem, com pré-candidatos a vereador, à qual teriam comparecido ao menos 20 pessoas. Ele não apresenta os sintomas de coronavírus, mas também está em isolamento domiciliar.

Depois da confirmação do teste positivo na cidade, a Secretaria estadual de Saúde decidiu enviar uma equipe da Vigilância Epidemiológica a Barra Mansa, para acompanhar os procedimentos na cidade, que devem seguir o protocolo do Ministério da Saúde, e monitorar as pessoas que tiveram contato com a servidora. O secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, disse que todas as medidas para garantir o bem-estar das pessoas que tiveram contato com a paciente estão sendo tomadas.

Ele reforçou que não há motivos para pânico. “O vírus em si não representa uma ameaça à vida das pessoas. Se alguém tiver o diagnóstico da doença e seguir as ordens médicas, se mantendo em isolamento nos primeiros 14 dias, ela terá grandes chances de regressão do caso. Estamos com os hospitais da cidade preparados para receber os pacientes com suspeita do Covid-19. A Santa Casa, por exemplo, conta com leito de isolamento exclusivo para possíveis casos de internação. Neste local também são feitas as coletas dos materiais que posteriormente são enviados para o Lacen”, explicou.

A mulher esteve na Itália entre os dias 9 e 23 de fevereiro. No último domingo, dia 1º, ela procurou a Santa Casa de Barra Mansa. O resultado do exame foi divulgado na quinta-feira pelo secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, numa entrevista coletiva, em que pediu calma aos moradores de Barra Mansa. “Quero ratificar para a população que todos podem ficar absolutamente tranquilos", disse Edmar Santos.

ALERTA – Nesta sexta-feira, o ex-vereador Francis Bullos, que é médico, em um vídeo publicado numa rede social, disse que o Covid-19 não deve ser motivo de alarde, mas alertou que deve haver um cuidado com gestantes até o quinto mês de gravidez.

“Qualquer virose, em que não se sabe o potencial que o vírus tem, pode afetar a vida intrauterina”, disse.

Ele lembrou também que idosos têm uma quebra natural de imunidade, que facilita sobretudo as doenças respiratórias. (Foto: Paulo Dimas)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:11 Nacional