domingo, 28 fevereiro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Com a posse de Joe Biden, cresce a pressão pela demissão de Ernesto Araújo

Avaliação é a de que ministro desgastou relações com EUA

20/01/2021 12:47:26

Com a posse do democrata Joe Biden na presidência dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (20), crescem as pressões em parte da base do governo para que Bolsonaro troque o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. A avaliação de alguns governistas é a de que o chanceler apostou tanto no governo de Donald Trump que, agora, é preciso dar uma guinada na política externa. Até no Itamaraty não são poucos os diplomatas a dizer que o governo errou feio na relação com a China, país do qual o Brasil depende para a vacinação contra a Covid-19.

Entretanto, Ernesto Araújo seguiu exatamente a cartilha recomendada pelo presidente Jair Bolsonaro, que não dá o menor sinal de que pretende substituir o ministro. Aliás, o presidente acredita que tanto no caso do chanceler quanto em relação ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles é “uma perseguição” ao seu governo.

Alas governistas, porém, põem na conta de Araújo também a derrota política de peso sofrida pelo Palácio do Planalto no fim de semana em relação à vacina contra o novo coronavírus. O revés foi tão grande que permitiu que o governador de São Paulo João Doria, ficasse com todo o protagonismo do início da vacinação no Brasil.

O governo vinha tentando antecipar desde dezembro um lote de 2 milhões de doses da vacina de Oxford com a AstraZeneca produzidas no laboratório indiano Serum. O objetivo era que as doses fossem usadas para dar o pontapé na campanha imunização no Brasil. Uma cerimônia no Planalto estava sendo preparada para a ocasião.

Nada neste sentido aconteceu. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:29 Polícia