quinta-feira, 27 fevereiro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Campanha em VR alerta para riscos do câncer ginecológico

28/02/2019 16:32:21

A primeira etapa da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer Ginecológico e do Câncer de Mama terá início nesta sexta-feira em Volta Redonda. Após o Carnaval, os exames serão realizados das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, nas Unidades de Saúde da Rede da Atenção Básica (UBS e UBSF), durante todo o mês. No dia 30, o Dia D, os exames poderão ser realizados também da Policlínica da Mulher, no Aterrado. Todos os atendimentos serão realizados mediante agendamento prévio.

A ação, promovida pela Secretaria de Saúde, contemplará a oferta de exames de preventivo (papanicolau) para as mulheres de 25 a 65 anos, inclusive gestantes, e de mamografia para aquelas acima de 40 anos. A campanha seguirá até o dia 30 de março, sendo promovida anualmente em duas etapas, sempre em março e outubro.

Segundo a coordenadora do programa da Saúde da Mulher, médica Juliana Monteiro, a campanha tem como objetivo promover o diagnóstico precoce e tratamento para a redução da incidência de óbitos por câncer de colo do útero e de mama, uma vez que essas doenças têm 100% de cura se detectadas na sua fase inicial.

- A meta da primeira etapa da campanha é realizar de três mil preventivos e 1,5 mil mamografias. É muito importante que as mulheres realizem os exames, pois através dos resultados é possível fazer o diagnóstico precoce – reforçou Juliana.

Ainda de acordo com a coordenadora, em 2017 foram registrados 38 mortes por câncer de mama e nove por câncer de colo de útero. Em 2018, os números caíram para 18 e quatro, respectivamente.  “A melhor maneira de prevenção para câncer de colo de útero é ter relação sexual com camisinha e fazer o preventivo, principalmente na faixa etária de 25 a 65 anos”, explicou Juliana Monteiro, destacando que em Volta Redonda a vacinação contra o HPV acontece semanalmente para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 em todas as unidades.

No dia 30 de março todas as unidades estarão abertas de 8h às 17h contemplando as mulheres trabalhadoras que não conseguem ir aos postos de saúde durante a semana. “A ideia é comemorar não só o dia internacional, mas o mês da mulher, reforçando a luta da prevenção contra o câncer de mama e colo de útero e convocando as mulheres a dizerem sim à vida”, conclamou a médica.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:39 Cultura