sábado, 21 julho 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Esporte

Bélgica para o Brasil na Rússia

06/07/2018 16:54:05

O Brasil está fora do Mundial da Rússia. Numa atuação que ficou devendo, sobretudo no primeiro tempo, a Seleção Brasileira de Tite foi derrotada por 2 a 1 pela Bélgica e está eliminada da competição. A Bélgica, com aquela que é considerada sua melhor geração no futebol, vai enfrentar a França nas semifinais. Os franceses se classificaram ao derrotar o Urguai, mais cedo.

A derrota da Seleção Brasileira se configurou na primeira etapa, quando um gol contra de Fernandinho, numa cobrança de escanteio, desarmou uma equipe acostumada, na era Tite principalmente, a estar sempre à frente no placar.

Desestruturação

A boa fama do Brasil não intimidou a Bélgica no primeiro tempo. Com uma forte marcação, a equipe europeia demonstrou desde o início que tentaria não desperdiçar as oportunidades que surgissem. E acabou sendo beneficiada com um lance de azar de Fernandinho, que, na cobrança de um escanteio, viu a bola bater em seu ombro e enganar o goleiro Alisson, abrindo o placar. Bélgica 1 a 0.

O Brasil, que até então não tinha saído em desvantagem no Mundial, sentiu o gol. O meio campo brasileiro se desestruturou de tal forma que favoreceu as jogadas em contra-ataque do adversário. Apesar de o Brasil ter criado boas oportunidades, a ponto de o goleiro Courtois terminar o primeiro tempo como um dos destaques da Bélgica, cada contra-ataque sofrido pelo Brasil era um pesadelo, tamanha a exposição da defesa.

E foi assim que, aos 31, a Bélgica marcou o segundo.  Numa rápida saída para o ataque, Lukake se livrou de três brasileiros e fez lançamento perfeito para De Bruyne, que, da entrada da área, acertou um belo chute no canto direito de Alisson.

Contra o relógio

Bélgica para o Brasil na Rússia

O Brasil voltou no segundo tempo com Roberto Firmino no lugar do apagado William. A Bélgica, por seu lado, diminuiu o ímpeto, sabendo que os brasileiros partiriam com tudo para tentar ao menos o empate, a fim de levar o jogo para a prorrogação.

Logo aos 12 minutos, diante da dificuldade do ataque de desbloquear o sistema defensivo belga, Tite partiu para a segunda alteração, tirando Gabriel Jesus para a entrada de Douglas Costa.  Mas, quatro minutos após a mexida, o Brasil tomou um baita de um susto: Fernandinho errou um passe, a Bélgica tomou a bola com Hazard que achou De Bruyne. Avançado, o atacante chutou cruzado, para fora, para alivio da torcida. 

O Brasil ainda respondeu em seguida: em sua primeira participação ofensiva, Douglas Costa invadiu a área e também chutou cruzado. O bom goleiro Courtois deu rebote e Paulinho, que vinha no lance, não conseguiu alcançar.

Com o tempo passando, sem conseguir logo um gol que incendiasse o time para o empate, Tite realizou a terceira mudança. Tirou Paulinho e colocou em campo Renato Augusto, na derradeira tentativa de fazer o time reencontrar o bom futebol. Já eram decorridos 27 minutos da etapa final.

E bastaram três minutos para o Brasil, enfim, fazer o gol. Na pressão brasileira, Philippe Coutinho achou Renato Augusto na área e ele, de cabeça, mandou para o fundo das redes, diminuindo para 2 a 1.

O gol fez parecer que o empate do Brasil era questão de tempo. E poderia ter saído com, mais uma vez, Renato Augusto, aos 34. Em mais um passe de Coutinho, ele recebeu livre na entrada da área e, frente a frente com o goleiro, concluiu para fora.

A pressão da Seleção Brasileira fez a Bélgica mexer. O técnico Roberto Martinz tratou de tirar o meia Chadli, colocando o zagueiro Vermaelenpara reforçar a defesa.

Mesmo assim, o Brasil ainda criou uma ótima chance, com Neymar recebendo pela esquerda. Ele invadiu a área e rolou para Coutinho,  mas a conclusão foi muito ruim, com a bola subindo muito.

Em outra alteração, de novo com o intuito de embolar o sistema defensivo e também esfriar o jogo, a Bélgica trocou Lukaku pelo volante Tielemans, já aos 40 minutos.

O gol amadureceu, mas não aconteceu. Já nos descontos, o goleiro belga fez a defesa linda e salvadora, na conclusão de Neymar. O Brasil volta para casa. (Fotos: Fifa)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:18 Polícia