quinta-feira, 06 agosto 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Azul já demitiu mais de mil funcionários, diz sindicato

Demissões podem afetar voos em 27 aeroportos pequenos

07/07/2020 11:25:28

A aviação comercial civil é um dos setores mais afetados com a pandemia de coronavírus no mundo. Nesta sexta-feira, a coordenadora da Região Sul do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Patrícia Gomes, revelou ao jornal O Estado de S.Paulo que mais de mil trabalhadores já foram dispensados em todo o país apenas pela companhia Azul. A empresa não confirma o número de demissão, afirmando que está buscando soluções para enfrentar a crise decorrente da pandemia.

Para o Sindicato dos Aeroviários, a companhia aérea está adotando medidas unilaterais para a dispensa de pessoal. O sindicato pediu a intermediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Patrícia disse que, com as demissões, a empresa pode deixar de operar 27 bases em aeroportos pequenos de todo o país. Até agora, houve demissões em Vitória, Goiânia, Rio e Salvador, de acordo com o sindicato.

O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores na Aviação Civil, Sérgio Dias, disse que já foram fechados acordos de demissão voluntária e licença remunerada com a Azul em Porto Alegre, Recife e Guarulhos. Ele afirmou que as demissões de agora podem ser pontuais, mas admitiu que a baixa procura por esses planos pode resultar em mais dispensas nos próximos dias.

De acordo com a empresa, no entanto, mais de 2 mil tripulantes aderiram a programas voluntários acordados com os sindicatos, como os de incentivo à demissão, aposentadoria e licença não remunerada.

Antes da pandemia, a Azul fazia cerca de 900 voos diários. Hoje, são 250 nos dias de pico. A empresa deve chegar em agosto com 35% da capacidade de operação que tinha antes da quarentena. Para atravessar esse período de crise, a companhia negocia um empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social um empréstimo.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

15:09 Cidades