domingo, 24 setembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Aplicativo criado por PMs concorre a prêmio

17/07/2017 12:06:23

Selecionado entre as melhores iniciativas de boas práticas, o aplicativo Bom Bem, desenvolvido por policiais militares com a proposta de capacitação continuada para profissionais de segurança, se tornou finalista do 14º Prêmio Innovare, na categoria Justiça e Cidadania. O game possui mais de 600 questões de múltipla escolha sobre os temas que mais interessam aos policiais que procuram aprimoramento, como procedimentos de abordagem, legislação penal e de trânsito, primeiros socorros, direitos humanos, cidadania e armamentos, entre outros.

O aplicativo – criado pelo sargento Carlos Eduardo Gama, a subtenente Adinea Trubat e o professor Ricardo Rosa – foi lançado em 2016.

– A ideia é que o policial possa construir sua própria formação. A gameficação das matérias transforma a educação continuada em algo prazeroso. O aplicativo está em constante atualização, por isso é importante o feedback dos usuários do jogo – contou Gama.

A ideia surgiu de um bate-papo sobre qualificação entre os dois policiais militares. Com Ricardo Rosa, foi possível uma soma de saberes que ajudaram o projeto: Gama tem especialização em História Militar Brasileira; Adinea tem experiência na área de Direitos Humanos e Cidadania; e Reis tem especialização em Neurociência.

Cerca de 4,5 mil downloads

O jogo está disponível para sistema Android e é gratuito. Cerca de 4,5 mil pessoas já baixaram o quiz, sendo que 55% dos jogadores são policiais militares. Até agora, a maior adesão vem dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Cerca de 90% dos usuários são homens. Em média, as pessoas jogam de 15 a 20 minutos por dia.

O resultado do Prêmio Innovare será anunciado em dezembro. Antes disso, o trio participará da feira Lasec (Latin America Security Expo), em outubro, na capital paulista, onde pretende lançar um desdobramento do projeto, voltado para empresas de segurança e vigilância. Esta é uma forma de monetizar a iniciativa e ter investimentos suficientes para aperfeiçoar o App original, que permanecerá grátis. 

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

14:59 Estado