quinta-feira, 23 maio 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Alunos do Ensino Médio ouvem palestra sobre drogas

Ação faz parte de projeto da CMPD

05/04/2019 15:46:49

Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Rio Grande do Norte, do bairro Tangerinal, em Volta Redonda, assistiram na manhã desta sexta-feira uma palestra da Coordenadoria de Prevenção às Drogas (CMPD). Através do projeto “Conectados com a Vida”, parte do programa “Escola Preventiva”, que inclui várias ações com estudantes de todas as idades para evitar o uso de drogas, a palestra foi ministrada pelo coordenador Ricardo Cunha.

Cerca de 170 alunos de quatro turmas do 2º ano e de uma do 1º ano lotaram o auditório do Centro Cultural da Fundação CSN, na Vila Santa Cecília.

De acordo com Cunha, o objetivo principal é alertar sobre o perigo do uso de álcool e outras drogas, principalmente na adolescência. “O cérebro só está totalmente formado após os 22 anos e o uso destas substâncias antes dessa idade é ainda mais devastador”, alertou.

Ele acrescentou que o objetivo é trabalhar a prevenção, mesmo admitindo que, entre 15 e 17 anos, muitos jovens já tiveram o primeiro contato com algum tipo de droga, fazendo dela uso regular. “Essa é a fase da experimentação”, afirmou, lembrando que a palestra mostra em linguagem própria para a idade dos alunos, os problemas que o uso das drogas acarreta no dia a dia do usuário e da família.

“Temos que deixar claro que, depois de instalado, o vício é muito difícil de parar”, disse.

Para a orientadora educacional do colégio, Regiane Cristina Bastos Nunes, o uso de drogas é tema atual em qualquer roda de adolescente e é papel da escola mostrar para eles o perigo dessa prática. “Sabemos que o tema pode incomodar, mas chamamos regularmente a equipe da coordenadoria para nos apoiar nessa missão. Eles sabem como conversar sobre o tema e nos ajudam a formar cidadãos de bem”, afirmou.

Entre os alunos, o clima era um misto de curiosidade e apreensão.

“É sempre bom ouvir as experiências dos outros para não repetir os erros”, disse o estudante Daniel Souza, de 16 anos. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:29 Cidades