domingo, 18 agosto 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Xavante doado pela FAB ficará exposto em Volta Redonda

07/08/2013 16:29:24

A prefeitura de Volta Redonda está instalando num canteiro central da Radial Leste, no Aero Clube, um caça Xavante doado pela FAB (Força Aérea Brasileira). Desmontado, o avião foi transportado em dois caminhões de Recife, capital de Pernambuco, para a cidade do aço. Agora, ele está sendo remontado e será colocado sobre uma coluna de aço e contará à noite com iluminação especial para chamar ainda mais a atenção.

A intermediação da doação foi feita pelo coronel aviador Guilherme Ruy Alves de Souza, filho do diretor do Serviço Autônomo Hospitalar, Sebastião Faria, que é comandante do Cindacta da Região Nordeste. A oferta, feita há dois anos, foi aceita pelo prefeito Antônio Francisco Neto. A FAB aposentou o caça leve em 2010, após 39 anos de uso.

O Xavante foi o primeiro caça produzido em série pela Embraer, em São José dos Campos (SP), entre 1971 e 1981, sob licença da italiana Aermacchi Spa. O nome original do projeto era MB 26, sendo rebatizado pela FAB de AT 26.

Ao todo, foram produzidas 182 aeronaves, sendo 176 destinadas à FAB, 10 unidades vendidas ao Paraguai e seis ao Togo, na África. Um fato curioso é que durante a Guerra das Malvinas, em 1982 (quando a Argentina tentou retomar da Inglaterra o domínio do arquipélago chamado pelos ingleses de Falklands), a FAB vendeu à Aviação da Marinha Argentina 11 aparelhos.

Atualmente, só quatro Xavantes ainda estão em operação, em São José dos Campos. O caça voa à velocidade máxima de 867 km/h. O Xavante tem 10,81 metros de comprimento, 10,85 metros de envergadura (extremidade de uma asa à outra) e 3,72 metros de altura. Seu peso é de 3.474 quilos. O aparelho destinado a Volta Redonda foi um dos primeiros recebidos pela Força Aérea Brasileira, tendo a matrícula FAB 4470.

 . 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:41 Esporte