segunda-feira, 01 junho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

VR tem 4 casos confirmados de dengue este ano

29/09/2011 17:08:38

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda divulgou, no final da manhã desta terça-feira, que a cidade já registra quatro casos confirmados de dengue entre 82 notificações. De acordo com a chefe do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Ana Valéria Maia, os casos estão relacionados a bairros onde o índice de infestação por larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, apurado em janeiro, foram os mais altos.

Conforme o FOCO REGIONAL divulgou na edição que circula esta semana, o índice de infestação constatado em janeiro foi de 3,5% - quase três vezes maior do que o considerado tolerável pela Organização Mundial de Saúde. Em alguns bairros, como São Sebastião e Dom Bosco, no entanto, o índice de infestação chegou a 8%. No  Santo Agostinho, foi de 6,6% e, na Água Limpa e em Três Poços, 5,5%.

No ano passado Volta Redonda teve 21 casos de dengue entre 210 notificados. Os quatro casos já constatados este indicam que o risco de uma epidemia, considerada provável pelas autoridades de saúde, pode estar a caminho. A secretária de Saúde, Suely Pinto, garantiu que a cidade está preparada para enfrentar tal situação com o plano de contingência montado ainda em 2010. Ela pediu que a população colabore para eliminar os focos do mosquito. "É muito importante uma mudança de hábito", disse, lembrando que 79% dos focos estão em vasos de plantas e lixo consideraod reciclável, como garafas PET.

Volta Redonda já enfrentou três epidemias de dengue, em 1996, 1998 e 2002. Nesta última uma pessoa morreu.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:39 Saúde