sexta-feira, 25 setembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Lazer

Secretário de Piraí se reunirá com empresários para definir oferta de cursos

29/09/2011 17:08:00

Por determinação do Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca) e diante da procura crescente, constatada este ano, a Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Piraí vai ampliar a oferta de cursos técnicos gratuitos e de capacitação de mão de obra para os moradores do município, a partir de janeiro de 2011. Com esse objetivo, o Secretário Chiquinho Perota está elaborando pauta de reuniões com empresários do município, para que a programação de cursos atenda da melhor maneira possível as necessidades de mão de obra das empresas.

“Em 2010, a Prefeitura ofereceu oportunidades para os moradores em cerca de 30 cursos diferentes, nas áreas de serviço, como hotelaria e gastronomia, e da indústria. Mas sabemos que um dos principais gargalos das empresas de toda nossa região é a capacitação de empregados e por isso vamos levantar quais as áreas de cursos de maior demanda das empresas”, explicou Chiquinho Perota.

Segundo o Secretário, só em 2010 mais de 600 moradores foram beneficiados com cursos de capacitação. Em parceria com o Senai, a prefeitura ofereceu mais de 10 cursos diferentes, tais como pedreiro, pintor, carpinteiro, bombeiro hidráulico, eletricista, manutenção mecânica, soldagem, som e alarme de carros e operador de prensa, tendo em vista a grande demanda das empresas, principalmente na área de construção civil.

“Além da gratuidade do curso, a Prefeitura proporcionou ainda transporte gratuito, quando o curso era realizado fora do município. Foi o que aconteceu com vários cursos do Senai, realizados em Barra do Piraí”, acrescentou Chiquinho Perota.

Ainda com o Senai, acrescentou o Secretário Municipal, foi firmado convênio para oferecimento de cursos articulados, que beneficiam estudantes que tenham concluído o ensino fundamental. O primeiro curso é de elétrica, que substituiu o segundo grau e forma eletricistas em 24 meses.

“Nosso objetivo é ampliar cada mais o leque de opções tanto para jovens como adultos, sejam homens ou mulheres, visando a proporcionar capacitação e, com isso, oportunidade de crescimento profissional para os moradores, com reflexo na melhoria da renda. Hoje, nos países desenvolvidos, os cursos técnicos estão tendo mais procura do que os de formação universitária, em virtude da oferta do mercado de trabalho”, afirmou Chiquinho Perota.

O Secretário citou como exemplo o Sine de Piraí, que está encontrando dificuldade em atender os pedidos das empresas de construção civil para a contratação imediata de pedreiros e outros profissionais da área:

“O Sine de Piraí está cadastrando pedreiros para colocação imediata, mas tem encontrado dificuldades. O mesmo acontece com a oferta de empregos para outros profissionais”, frisou o Secretário.

A prefeitura realizou parceria também com o Senac, que ofereceu cinco cursos na área de hotelaria – confeitaria clássica, garçon, cozinheiro, bartender e pizzaiollo gourmet. Os cursos foram ministrados durante a permanência da carreta da instituição em Arrozal, atendendo a moradores do próprio distrito e dos bairros do Varjão e Jaqueira, que receberam transporte gratuito.

A Prefeitura deve incrementar também a oferta de cursos na área de hotelaria, diante da grande oferta de empregos que já está sendo gerada pela realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, que terão o Rio de Janeiro como sede.

“Não podemos esquecer esses dois eventos, os mais importantes do esporte mundial, que estarão bem próximos de nós e abrirão grandes possibilidades de emprego e de negócios. Quem se preparar melhor terá mais chance de conseguir bons empregos”, lembrou Chiquinho Perota, citando como boa opção também os cursos gratuitos de inglês e espanhol oferecidos pela Faetec de Piraí.

 

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

06:25 Cidades