quarta-feira, 03 junho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Produtores brasileiros participam de feira internacional de orgânicos na Alemanha

29/09/2011 16:52:11

O projeto Água Boa, desenvolvido pela diretoria de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu Binacional, está levando à feira internacional de produtos orgânicos Biofach, que ocorre na Alemanha de hoje até sábado, cinco produtores orgânicos do Paraná.

A agricultura orgânica é um dos programas do projeto Água Boa, que Itaipu tem em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Gestão de bacias, educação ambiental, gestão de resíduos e coleta solidária são outros programas que a usina hidrelétrica desenvolve com seus mais de 2,4 mil parceiros, incluindo órgãos federais, estaduais, municipais e empresas privadas.

O assessor da diretoria de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Zoltir Chiapetti, disse que além de diminuir os impactos ambientais existentes na região, o Água Boa objetiva também melhorar a qualidade de vida da população residente no entorno da represa, “pensando no bem estar da população e na permanência do pequeno produtor na propriedade, evitando o êxodo rural”.
 
Uma das ações visa a promover a transição da produção convencional da agricultura familiar para orgânica. “Quando se iniciou esse programa, em 2003, tinha aproximadamente 90 produtores orgânicos na região. Hoje, nós temos 900, já trabalhando na produção orgânica ou em processo de conversão. E muitas associações de agricultores orgânicos se dando muito bem, porque a demanda tem aumentado muito”, afirmou.
 
O projeto desenvolve ações de capacitação que atingem 29 municípios da área de abrangência direta da usina. O Água Boa promove também feiras orgânicas regionais em blocos de municípios para a promoção de negócios e o incentivo ao consumo consciente. Uma vez por ano, no mês de junho, é realizada uma grande feira orgânica em Foz do Iguaçu.
 
Segundo Zoltir Chiapetti, as iniciativas dão motivação para o produtor em processo de expansão que está em dúvida sobre a produção orgânica, “porque ele vê que existe demanda para o produto orgânico e o consumidor tem produtos de ótima qualidade e muito mais saudáveis do que o convencional”.
 
O projeto Água Boa desenvolve ainda uma rede de assistência técnica e extensão rural (Ater), com cerca de 100 técnicos que atuam na região para apoio aos produtores rurais. Em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Itaipu Binacional está iniciando agora um curso inédito para formação de gestores de bacias, dentro do projeto Água Boa. “A proposta da fundação é no futuro transformar o curso em um telecurso”, disse Chiapetti.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:41 Polícia