sábado, 11 julho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta na Sala Cecília Meireles

06/07/2015 13:22:24

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa foi convidada a integrar a intensa programação de comemoração dos 70 anos da Academia Brasileira de Música. Em dois concertos, com repertório essencialmente brasileiro, a orquestra homenageia compositores nacionais e a academia. As apresentações acontecem em dois dias, 08 e 22 de julho, às 20 horas, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, um dos templos da música no país.

Em sua primeira apresentação, no dia 08, a orquestra será conduzida pela maestrina taiwanesa Apo Hsu, importante nome do cenário mundial e que já regeu a OSBM ( Orquestra Sinfônica de Barra Mansa) em outras ocasiões. Além do concerto na Sala Cecília Meireles, Apo Hsu ainda rege a orquestra em seu concerto de julho, da temporada oficial. Realizados na Igreja Matriz de São Sebastião, os concertos da temporada são gratuitos. Neste mês, a orquestra recebe como solista, o pianista Aleyson Scopel, no dia 14. Os ensaios com a orquestra e Apo Hsu para ambos os concertos acontecem desde o início do mês, em Barra Mansa.

Ao retornar à Sala Cecília Meireles, no dia 22, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa será regida por seu maestro titular, Vantoil de Souza. O solista desta noite será o saxofonista Welsten Leopoldino, uma das revelações da orquestra.

No primeiro concerto, o repertório é baseado na obra de José Siqueira e Alberto Nepomuceno. Na apresentação do dia 22, a orquestra executa obras de Antônio Carlos Gomes, Radamés Gnattali e Oscar Lorenzo Fernandez. Antes dos concertos, um membro da Academia Brasileira de Música conversa sobre a importância musical de um dos compositores da noite.

A Academia Brasileira de Música foi fundada em 1945 por Heitor Villa Lobos para reunir personalidades do meio musical brasileiro. A comemoração de seus 70 anos representa a resistência da instituição aos novos tempos.

Em 2015, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa completa dez anos de existência e é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.

Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Grupo Toniato, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro. (Foto:Facebook)

Serviço:

Concertos em Comemoração aos 70 anos da Academia Brasileira de Música na Sala Cecília Meireles

Data: 08 de julho de 2015

Regência: Apo Hsu

Programa:

JOSÉ SIQUEIRA

Concerto para orquestra

ALBERTO NEPOMUCENO

Sinfonia em Sol menor

JOSE SIQUEIRA

Sinfonia nº 5 “Indígena”

Data: 22 de julho de 2015

Regência: Vantoil de Souza 

Programa:

CARLOS GOMES

Alvorada da ópera “Lo Schiavo”

RADAMES GNATTALI

Concerto para saxofone

OSCAR LORENZO FERNANDEZ

Sinfonia nº 1

Local: Sala Cecília Meireles

Endereço: Largo da Lapa, 47, Centro – Rio de Janeiro – RJ

Ingressos para os concertos: www.ingresso.com/rio-de-janeiro/home/local/teatro/sala-cecilia-meireles

Valor: R$40,00

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:21 Estado