quarta-feira, 17 julho 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Ministro da Educação vai encaminhar proposta de novo vestibular

29/09/2011 16:48:22

O ministro da Educação, Fernando Haddad, tem 48 horas para encaminhar a todas as universidades federais do país um detalhamento da proposta de vestibular unificado. O prazo foi estabelecido ontem pelo próprio ministro durante uma reunião em Brasília que reuniu 52 reitores das universidades federais brasileiras que, de portas fechadas, discutiram por mais de três horas a substituição do vestibular pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que seria reformulado. Ao final da reunião, muitos dirigentes continuavam cheios de dúvidas e divergiam sobre qual será, de fato, o formato da prova apresentada pelo MEC. 

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aloísio Teixeira, apesar de ter abraçado a proposta desde o início por considerá-la revolucionária, não acredita que a UFRJ já esteja preparada para aderir a unificação. Mas levará para o conselho da instituição a proposta de aceitar o Enem como a primeira fase do processo seletivo.  

O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Sallés, enfrenta problema semelhante. Como haverá no meio do ano processo seletivo para os novos cursos da instituição, seria impossível aproveitar o Enem como a prova oficial. Além disso, o edital de isenção da taxa de vestibular do ano que vem já está pronto e será divulgado nos próximos meses.  

Entretanto, Sallés ressalta que, ainda esse ano, a UFF começará a aceitar o Enem para beneficiar os alunos da rede pública, mas apenas como um bônus em alguma etapa do vestibular.  

Apesar das dúvidas e divergências, alguns reitores acreditam que um vestibular unificado que priorize o raciocínio em detrimento da decoreba proporcionará a vinculação qualitativa do ensino médio com o ensino superior.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

08:41 Polícia