sábado, 28 março 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Metade dos americanos apoia legalizar o uso da maconha

18/10/2011 16:36:05

Metade dos americanos é favorável ao uso da maconha, segundo uma pesquisa Gallup divulgada esta semana. É o maior índice já registrado, o que pode aumentar a pressão pela alteração das leis sobre a droga nos Estados Unidos. A pesquisa aponta um apoio maior à legalização entre liberais e entre menores de 30 anos - mais de 60% em ambas as categorias. Entre os maiores de 65 anos, só 31% aprovam a legalização. "O apoio à legalização da maconha tem crescido ao longo dos últimos anos, chegando a 50% hoje, o máximo já registrado", diz o sumário da pesquisa.

Para 46% dos entrevistados, a maconha deve continuar proibida. "Se esta tendência atual de legalizar a maconha continuar, a pressão pode crescer até que as leis da nação sejam colocadas em concordância com os desejos das pessoas", diz a pesquisa.

O Gallup diz que o apoio à legalização passou de apenas 12% em 1969 para 30% em 2000 e 40% em 2009. No ano passado, outra pesquisa do instituto revelou que 70% dos americanos eram favoráveis a permitir que os médicos pudessem receitar a maconha como analgésico.

Em 1996 a Califórnia se tornou o primeiro estado americano a descriminalizar o uso médico da maconha. Vários outros estados fizeram o mesmo desde então, mas as leis federais continuam classificando a erva como um narcótico ilegal. Outra pesquisa, divulgada no mês passado, mostrou que a maconha está se tornando cada vez mais a droga preferida dos jovens adultos nos Estados Unidos. Quase 7% dos americanos com 12 anos de idade ou mais disseram tê-la usado em 2010.

A pesquisa desta semana mostrou que os eleitores democratas são os mais propensos que os republicanos a apoiarem a legalização (57%-35%). Os homens também são mais favoráveis do que as mulheres (55%-46%). No Oeste, Meio-Oeste e Leste dos EUA, mais de metade dos entrevistados apoiam a descriminalização. No Sul, o índice cai para 44%.

A pesquisa telefônica ouviu 1.005 adultos entre os dias 6 e 9 de outubro, e tem margem de erro de 4 pontos percentuais.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

07:54 Polícia