sábado, 28 março 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

FMI lança linha de crédito contra contágio da crise

22/11/2011 17:40:45

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta terça-feira a criação de um novo instrumento de empréstimos para "quebrar a cadeia de contágio" de crises econômicas e financeiras, em uma tentativa de ajudar sobretudo países em risco na crise da zona do euro.

Segundo o FMI, a Linha Preventiva e de Liquidez (PLL, na sigla em inglês) vai agir como "um seguro contra choques futuros e como uma janela de liquidez de curto prazo para atender às necessidades dos que estiverem em crise."

A instituição disse em um comunicado que seu conselho de administração autorizou a linha, que havia sido prometida pelo G20 (grupo de 20 países mais industrializados e emergentes), que põe a disposição dos Estados membros um crédito para cobrir suas necessidades imediatas.

A nova linha dará aos países com políticas econômicas relativamente boas acesso a crédito de seis meses, segundo o FMI. Ela também pode ser usada dentro de acordos de 12 a 24 meses, com acesso a até 1.000% da cota dos países.

O dispositivo substituirá a Linha de Crédito de Precaução. A diferença é que a antiga linha de crédito era concebida para ser guardada como uma reserva, enquanto que esta deve ser utilizada de forma imediata.

"O fundo foi convidado a reforçar o seu kit de ferramentas de empréstimos para ajudar os membros a lidar com crises. Agimos rapidamente, e as novas ferramentas nos permitirão responder de forma mais rápida e eficaz para o benefício de todos os membros", afirmou a diretora do FMI Christine Lagarde, em nota.

O Fundo também adotou um novo Instrumento Rápido de Financiamento (RFI,na sigla em inglês) para países com necessidades urgentes no balanço de pagamentos oriundas de choques exógenos, como desastres naturais.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

07:54 Polícia