quarta-feira, 23 janeiro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Ex-combatentes comemoram o Dia da Vitória em Volta Redonda

29/09/2011 17:09:42

Os ex-combatentes das Forças Expedicionárias Brasileiras (FEB) da seção de Volta Redonda comemoraram na manhã de hoje, em solenidade na Praça Monte Castelo, no bairro Sessenta, o Dia da Vitória, data em que os países alinhados derrotaram os alemães na 2ª Guerra Mundial. A data marca a rendição dos alemães e o final da guerra.

O presidente de Honra da Associação dos Ex-Combatentes, coronel Nelcy Pereira Guimarães, disse que a data é importante para destacar o civismo e o patriotismo dos que lutaram pelo Brasil, e estender este sentimento a todos os brasileiros. Ele destacou o Memorial aos Ex-Combatentes, inaugurado em 19 de novembro de 2011, pelo prefeito Antônio Francisco Neto. O memorial é a sede da Associação dos Ex-Combatentes em Volta Redonda. Segundo o coronel, a associação funcionava em uma pequena sala cedida pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e depois de uma reunião com o prefeito Neto, eles receberam o apoio para a construção do memorial.

“Ele (Neto) chamou a arquiteta Teka (Maria Teresa Homem da Costa) e pediu o projeto do Memorial dos Ex-Combatentes. A associação ganhou um monumento que resgatou a dignidade dos que foram lutar na Itália”, enfatizou coronel Nelcy.

O vice-prefeito Nelsinho Gonçalves, que representou o prefeito Neto na cerimônia, disse que o Brasil é um país livre, democrático, em desenvolvimento, graças ao esforço dos ex-combatentes que lutaram na 2ª Guerra. O 2º Sargento Carlos Dantas, hoje com 92 anos de idade, tinha 22 anos quando foi convocado e treinado para lutar na guerra. Ele ficou no litoral protegendo o País.

No seu discurso, Dantas disse que a Humanidade deve procurar caminhos de paz e concórdia, evitando ir novamente à guerra. Tanto ele como o Cel. Nelsy defendem uma cadeira permanente para o Brasil no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

“O País é uma economia emergente, cresceu, não é mais conhecido como colônia dos EUA, nem a sua capital é Buenos Aires. Merece um assento na ONU porque representa prestígio, reconhecimento”, ressaltou o sargento Dantas.  

Participaram ainda da cerimônia os ex-combatentes Francisco Conceição Leal, José Maurilo Roberto, Carlos Cardoso Dantas, Rubem Prota, José Jerônimo e Maria Aparecida da Silva. A PM, grupos de escoteiros, o tenente Melkzedeque Ribeiro da Encarnação, da 15ª Delegacia Militar da Região, representando 8 municípios, viúvas e parentes dos ex-combatentes e populares prestigiaram a solenidade na praça. A Banda Municipal, sob a regência do maestro Gérson Costa, garantiu a emoção do espetáculo numa bela apresentação, incluindo o Toque do Silêncio.

Inaugurado em 2002, o Memorial aos Ex-Combatentes, na Praça Monte Castelo, tem um Museu de Armas, exibição permanente de informações sobre a Segunda Guerra, uma representação da Tomada do Monte Castelo na Itália pelos soldados da FEB, exibição de réplicas originais de submetralhadoras (250, 450, 700 tiros), lança rojão, carabinas, fuzil e outros equipamentos militares usados pelos pracinhas brasileiros na Itália. O complexo abriga ainda um auditório para eventos, biblioteca, sala da presidência e banheiros, e é a sede da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil em Volta Redonda.

O Brasil participou da guerra enviando dois generais, 892 oficiais e 19.679 praças (soldados) para lutar na Itália, compondo a Força Expedicionária Brasileira. Nos anos 1942-1944, os alemães torpedearam 38 navios brasileiros no Atlântico. Na Marinha de Guerra e Mercante, 996 marinheiros perderam a vida nos ataques dos nazistas. Cerca de 1.577 soldados da FEB foram feridos em combate e outros 1.145 foram acidentados nos procedimentos de guerra, sendo 487 acidentados em combate. A tropa de brasileiros na Itália foi de 20.537 homens e mulheres (enfermeiras), entre soldados e oficiais, que foram lutar pela democracia e contra o nazismo. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:03 Polícia