sexta-feira, 03 julho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Exércitos atuarão contra a dengue em Estados de risco de epidemia

29/09/2011 16:45:48

Os ministérios da Saúde e da Defesa planejam empregar as Forças Armadas em Estados onde há risco de epidemia de dengue no verão de 2009. O ministro José Gomes Temporão (Saúde) declarou nesta sexta-feira (24) que soldados do Exército começarão a ser treinados ainda neste mês para atuar em casos de surtos.

Segundo Temporão, é a primeira vez que o Exército deve atuar em todo o país. Neste ano, os militares atuaram no Rio, durante a epidemia da doença. Os Estados com a maior probabilidade de desenvolver uma epidemia da doença são Rio, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Alagoas, Bahia, Rondônia e Goiás.

Em maio, o Lira (Levantamento de Índices Rápidos), espécie de mapeamento de regiões com potencial para ter surtos de dengue, apontou que, além desses, outros oito Estados --Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Amapá, Amazônia e Roraima, e o Distrito Federal, sofriam "alto risco" de epidemia.

De acordo com o ministro uma nova edição do Lira, feito com base em informações fornecidas por agentes municipais em vistorias a residências, na densidade e mobilidade da população e nas condições climáticas, será divulgada no dia 19 de novembro. A partir da semana que vem, agentes de 168 municípios de todo o país farão vistorias em casas e prédios para realizar o levantamento, de acordo com o ministério.

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:32 Esporte