quinta-feira, 24 setembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Lazer

Blocos apresentam seus temas para o carnaval de Resende

16/02/2012 14:31:08

A alegria do Carnaval está de volta ao seu palco de origem após um longo período de aproximadamente 20 anos. A Avenida Rita Ferreira (Beira-Rio), no Jardim Jalisco, já começou a ser decorada e até este sábado estará pronta para receber os blocos que disputarão  no domingo, o concurso oficial.

Os desfiles contarão com a participação de seis blocos de embalo e quatro de enredo, além de dois blocos folclóricos, que participarão como convidados e não irão concorrer aos títulos. Segundo o Superintendente de Eventos, Wagner Camilo, o que diferencia as duas categorias do concurso é a estrutura.

- Os blocos de embalo podem desfilar com um mínimo de 70 componentes, incluindo mínimo de 20 na bateria, e não precisa ter carro alegórico, o que é uma exigência para os blocos de enredo, que devem apresentar ainda estandarte e 120 componentes, 40 só na bateria - explica Wagner Camilo.

 

Conheça os blocos que desfilarão neste dia.

Blocos de Embalo

Bloco do Shurecão – Criado há dois anos, o bloco recebeu o  apelido de seu fundador, Robson Ronaldo de Abreu, o Shurek, uma alusão ao personagem do filme de animação, um ogro que se apaixona pela princesa Fiona ao resgatá-la da torre mais alta. A história será apresentada no desfile da entidade, através do tema “Shurecão Feliz da Vida”. Esta é a primeira vez que o bloco participa do desfile oficial e promete levar muita

Arrastão do Surubi - Com o tema Nega Maluca, o bloco presidido por Edson Ataliba Moreira Bastos, reúne cerca de 70 componentes da comunidade do Lavapés e promete um carnaval colorido e alegre.

Vai Quem Quer da Matinha - Fundado em 1983, o bloco representa a comunidade do bairro Liberdade. Campeão por quatro vezes, este ano a entidade homenageará Adailton Moura da Silva, com o tema “Valeu Benzedor”.

Lua Cheia – O bloco foi fundado na década de 1980, ficou fora do cenário carnavalesco por vários anos e há dois anos foi reorganizado por Paulo Roberto dos Santos. Este é seu segundo carnaval na disputa pelo título de campeão. O tema escolhido foi “Olimpíadas”.

.Vai com Tudo (Alto dos Passos) – O bloco relembrará a história do Grêmio Recreativo Escola de Samba do Alto dos Passos, a “verde rosa resendense”, levando para a avenida o tema “Carnaval do Alto dos Passos”.

Baixada da Olaria - Fundado este ano, o bloco desfila pela primeira vez. O tema escolhido foi “Sol, Terra e Mar”, história que será contada com crianças representando índios, a bateria representando o mar e três alas enaltecendo o sol em suas fantasias.

Blocos de Enredo

Vila Araújo – O bloco apresentará o tema “Sítio do Pica Pau Amarelo”, destacando na Avenida Rita Ferreira da Rocha toda a alegria dos personagens de Monteiro Lobato que povoaram o imaginário infantil e continuam fazendo muita criança sonhar com as aventuras de Narizinho, Pedrinho, a boneca Emílio e Visconde de Sabugosa.

Mocidade Alegre da Vila Vicentina -     Fundado em 1976, é a agremiação carnavalesca mais antiga em atividade. Venceu por quatro vezes a disputa na cidade e foi o campeão do carnaval 2011. Este ano falará sobre Carnaval.

Surpresa da Nova Liberdade – O bloco foi fundado há 29, já foi campeão oito vezes. Est6e o tema é  “Uma Viagem a Maravilha do Sonho”,  baseado em um sonho do carnavalesco do bloco, Rogério Marcio de Carvalho, o Roger.

To que To – O tema “O Samba Não Pode Morrer – Eternamente Dito”, é uma homenagem a um dos ícones do carnaval resendense, o mestre Dito do Sereno, autor de 90 % dos sambas do bloco.

Blocos Folclóricos

A Associação Cultural Boi-Bumbá foi criada em 1998, no bairro Vila Vicentina, com o objetivo de zelar pelas crianças da comunidade. Por meio do projeto Quilombo da Paz, ela vem trabalhando com as questões sociais e culturais da comunidade.  Este ano, com o tema “Biana, a Nega Guerreira”, a agremiação homenageia uma de suas fundadoras, Biana, ligada aos movimentos em defesa dos negros e da mulher na cidade.

Rancho Chuveiro de Prata tem sua origem no Bloco “Saudade Não Tem Idade”, que desde 1999 participa do carnaval de Resende.O bloco tem 250 integrantes, entre moradores de Resende, Itatiaia e Porto Real, desfilando ao som de uma banda que executará antigas marchinhas. 


Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:38 Estado