sexta-feira, 28 fevereiro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Barra Mansa é convidada a participar de feira nacional de livros

29/09/2011 17:10:03

Barra Mansa vai participar pela primeira vez da 13ª edição do Salão do Livro para Crianças e Jovens - organizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) – que acontece de 06 a 17 de junho, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. A Secretaria de Educação do município foi convidada para participar de uma mesa redonda na próxima terça-feira, dia 14, às 14 horas, para apresentar o projeto “Sala de Leitura” desenvolvido no município. Participam do evento dez professores de Língua Portuguesa da rede municipal.

 

Segundo a assessora da Secretaria de Educação, responsável pela “Sala de Leitura”, Elizabeth Gonçalves de Souza, esta é uma oportunidade única do município participar de uma feira nacional. “Há cinco anos, durante o Momento Literário promovido na cidade em novembro, a FNLIJ participa do evento trazendo escritores e ilustradores para ministrarem palestras aos nossos professores. Nossa parceria já rendeu muitos frutos e, por isso, fomos convidados para participar da 13ª edição do Salão do Livro para Crianças e Jovens que, este ano, vai homenagear todos os países de Língua Portuguesa”, explica Beth.

 

A secretária de Educação, Sílvia Victória Coutinho, reforça a importância do evento para o município. “A assessora da Secretaria, responsável pela Sala de Leitura, vai explicar sobre a implantação e a trajetória, desde 2002, do projeto e as atividades de leitura desenvolvidos no município. Eu vou encerrar a mesa redonda falando sobre a importância da Portaria 003/2010, que ratifica o compromisso da Secretaria, especificando o funcionamento e estabelecendo os critérios e as diretrizes para a formação de leitores na cidade”, explica Victória.

 

O prefeito Zé Renato comenta sobre o programa “Sala de Leitura” e destaca os prêmios que o município já ganhou. “Barra Mansa ter sido convidada para participar deste evento nacional mostra os bons resultados que temos alcançado com o projeto desenvolvido na cidade. Participar da FNLIJ é um reconhecimento do nosso trabalho na promoção e preservação do hábito da leitura”, reforça o prefeito, ressaltando que a Sala de Leitura já rendeu dois prêmios para o município como o Viva Leitura, do Ministério da Educação, e Menção Honrosa concedida pela Fundação Nacional Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

 

Projeto - Atualmente, o projeto funciona em 45 unidades escolares municipais que atendem alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além da Sala de Leitura em funcionamento na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Vila Maria, no Hospital da Mulher, na Estação de Saúde Mental, na ONG Construindo Sonhos e nos asilos da Mendicidade e Vila Vicentina.

 

 

Os colégios municipais que vão participar do Salão do Livro para Crianças e Jovens são os seguintes:

 

 

 

 

CEI (Centro Educacional Integrado Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva) – Sandra Maria Eulália Cândido

 

Apae (Associação Pais e Amigos dos Excepcionais) – Rosiléia Carvalho de S. Melo

 

C.M. Prefeito Marcello Drable – Sirlene de F. Souza Marques

 

E.M. Eliete de Oliveira Ferreira – Elinei Reis Costa Peixoto

 

E.M. Cel. Armênio P. Gonçalves – Solange C. De Siqueira

 

C.M. Dr. Maurício Amaral – Flaviana S. Serafim

 

E.M. Rialto – Maria da Penha de Castro Barros

 

E.M. Francisco Villela de Andrade – Morgana de Fátima Campos Vieira

 

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:47 Cidades