terça-feira, 25 fevereiro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

BM promove atividades no Dia Nacional de Combate ao Fumo

29/09/2011 17:06:42

Uma das principais causas de mortes prematuras e incapacidades, o tabagismo representa um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tabaco, em todas as suas formas, aumenta o risco de mortes prematuras e limitações físicas por doença coronariana, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico, bronquite, enfisema e câncer. Entre os tipos de câncer relacionados ao uso do tabaco incluem-se os de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, bexiga, rim e colo de útero.

A prefeitura de Barra Mansa desenvolve o Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco desde 2002. Nesses anos de trabalho, o programa se tornou referência na região e no Estado recebendo diversos prêmios. Mas esse reconhecimento, de acordo com o coordenador do programa, Sérgio Murilo Conti, tem que ser creditado também aos ex-fumantes. Por isso, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no próximo domingo, será lembrado no município com homenagem aos ex-fumantes e incentivadores ao não-fumo e com mobilização no Centro da cidade.

Nesta sexta-feira, às 19h30min, a homenagem será realizada no auditório da Biblioteca Municipal de Barra Mansa (antiga Câmara Municipal), Palácio Barão de Guapi, localizado na Praça da Bandeira, número 1, Jardim das Preguiças, Centro. Para a ocasião são esperadas cerca de 150 pessoas. Os homenageados vão receber certificado e todos os convidados vão acompanhar a apresentação do programa para que possam divulgá-lo ainda mais. O evento contará também com a presença de profissionais que contribuem com o programa e de personalidades anônimas que incentivam o não-uso do cigarro.

No sábado, será realizada uma caminhada com concentração às 9 horas, na Rua Custódio Ferreira Leite, em frente ao Parque Centenário (Jardim da Preguiça), em direção à Praça Matriz, também no Centro. Durante todo o percurso e na praça, a equipe da Secretaria de Saúde vai realizar atividades de conscientização sobre os malefícios do Tabaco.

De acordo com o prefeito Zé Renato, o município desenvolve um trabalho excelente no combate ao tabagismo e por isso muitas pessoas estão deixando o vício. "Temos profissionais capacitados para ajudar a quem quer deixar o vício. O tratamento é uma

referência na região e mais que isso, o trabalho de prevenção é importantíssimo. Por isso essa mobilização se faz necessária. Além disso, a homenagem aos ex-fumantes vai demonstrar a importância deles no ambiente livre do tabaco", destacou.

 

 

 

 

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:47 Cidades