domingo, 09 agosto 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Aluna da Faetec tira 1º lugar em evento internacional

29/09/2011 16:51:32

A pesquisa intitulada “Análise microbiológica da água no assentamento Oziel Alves”, desenvolvida pela aluna do 2º ano do curso de análises clínicas da Escola Técnica Estadual (ETE) João Barcelos Martins, de Campos, Teresa Pontes, sob a orientação do professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), João Almeida, conquistou o primeiro lugar entre os trabalhos apresentados por alunos durante o American Association of Petroleum Geologists (AAPG) International Conference and Exhibition (ICE), realizado no mês passado, no Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Teresa Pontes ganhou um computador como mérito pelo estudo que vem desenvolvendo, desde o início do ano, sobre a qualidade da água consumida por 34 famílias do assentamento Osiel Alves, em Cambaíba, na cidade de Campos.

A participação de alunos na Conferência Internacional da Associação Americana de Geólogos de Petróleo beneficia estudantes de escolas públicas. No Rio de Janeiro, a iniciativa foi promovida a partir de uma parceria com o Governo do Estado. Foram selecionados 30 estudantes e os projetos com os quais participam do programa Jovens Talentos para a Ciência, da Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj).

Os posters dos Jovens Talentos foram julgados por um comitê internacional, composto por participantes da organização do evento e palestrantes convidados. Eles avaliaram os melhores trabalhos segundo os critérios de relevância científica, alcance e impacto social.

Foram premiados também os seguintes trabalhos: “Ação nos rins de peptídeos que regulam a pressão arterial” (Felipe Miranda, orientado pelo professor Adalberto Vieyra, da UFRJ - 3º lugar) e DME, a biogasolina: “Estudo da viabilidade tecnológica da conversão de biomassa em dimetil éster” (Lucas Ribeiro Mota, orientado pela professora Margarida Lourenço Castelló, do IFF/ Campus Macaé - 2º lugar).

Os estudantes que participam do programa Jovens Talento são acompanhados por professores e alunos das universidades. Na Uenf, Teresa Pontes teve acompanhamento do professor e coordenador do programa na universidade, João Almeida, e da estudante de Biologia Júlia Rolim Feitosa.

A ETE João Barcelos Martins faz parte da rede da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:27 Nacional