segunda-feira, 24 setembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

11º Encontro de Folia de Reis e São Sebastião do bairro Água Comprida

05/01/2018 14:44:36

O 11º Encontro de Jornadas de Folia de Reis e São Sebastião de Barra Mansa acontecerá, este ano no próximo dia 14. Será a partir de 11 horas na Praça Marcello Fonseca Drable, na Água Comprida, bairro Vila Nova. O evento conta com apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa. A jornada tem início neste sábado, data em que se comemora o dia de Reis. A partir daí, troca-se a bandeira e a jornada segue em devoção à São Sebastião até o dia 20 visitando casas, tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus.

“A base da formação da cultura barramansense é a cultura popular. A Folia de Reis é uma das tradições mais potentes que temos no município e continuará sendo incentivada com o que estiver ao alcance da Fundação de Cultura. Nós não só acreditamos, como temos o dever de manter viva essa tradição”, afirma o presidente da fundação, Marcelo Bravo.

O Encontro de Jornadas de Folia de Reis e São Sebastião faz parte do calendário cultural da cidade.

Já em Volta Redonda, o encontro que tradicionalmente era realizado no início de janeiro, este ano acontecerá no sábado de Aleluia, dia 31 de março. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, a mudança da data foi uma reivindicação da direção da Associação dos Profissionais e Amigos dos Movimentos Culturais Brasileiros e de Artes do Estado do Rio de Janeiro.

”A escolha dessa data foi um consenso, porque logo depois da Jornada de Reis, vem a Jornada de São Sebastião e a quaresma, onde as Folias ficam paradas. Em seguida, vem a Semana Santa, e o Sábado de Aleluia, quando as folias voltam a se apresentar”, explicou.

A Associação das Folias de Reis, criada em fevereiro do ano passado, já reúne 23 entidades cadastradas. Durante o evento, cada folia tem meia hora para se apresentar. O evento acontecerá na Ilha São João e terá entrada gratuita.

A secretária explicou que com a mudança da data a Associação das Folias de Reis pretende fazer um encontro regional em Volta Redonda. O motivo: a comemoração aos 20 anos de jornadas. Serão convidados grupos de várias cidades da região para participar.

“Os grupos já estão bem organizados nesta associação e querem um prazo maior para organizar a apresentação, além de decidirem as prioridades para a utilização da ajuda de custo que a prefeitura fornece para os grupos de folia de reis de Volta Redonda, com as roupas, transporte, melhoria de instrumentos, entre outras necessidades urgentes”, disse a secretária de Cultura.

A presidente da nova associação do município, Maria das Graças Cristina, a dona Quina, como é conhecida no bairro Siderlândia, informou que a entidade representa todos os grupos de folia de reis da cidade, mas tem caráter estadual.

Durante o encontro regional na Ilha São João, a Secretaria de Cultura fará uma homenagem em memória ao seu ex-funcionário, Paulo Cesar Serafim, o Paulinho, falecido no ano passado: “Ele foi um grande incentivador das jornadas em Volta Redonda por mais de 10 anos. E mesmo já doente, ele me ajudou muito na secretaria, na organização das jornadas”, enfatizou Aline. (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

07:03 Polícia