sexta-feira, 18 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Resende recebe 2ª edição do projeto “Roda-Hans”

12/09/2019 16:01:18

Resende receberá nos dias 19 e 20 deste mês, no Parque das Águas, o “Roda-Hans: Carreta da Saúde”. Trata-se de um projeto realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Resende, os governos federal e estadual e o Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase) para identificar casos de hanseníase.

A “Carreta da Saúde” é um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório que atendem a população das cidades por onde passa. No veículo, exames como a baciloscopia de linfa são feitos em quem apresentar manchas avermelhadas pelo corpo. Em Resende, todos os que recebem o diagnóstico são encaminhados ao “Programa Hanseníase”, desenvolvido no posto de saúde do Centro para tratamento completo.

- O objetivo do projeto é capacitar profissionais da saúde, diagnosticar precocemente novos casos, informar a população geral sobre os aspectos clínicos e sociais da doença. O Programa é composto por uma equipe multiprofissional, com médico dermatologista, enfermeira, assistente social, fisioterapeuta, técnico laboratório e técnico de enfermagem – ressaltou a coordenadora do Serviço de Atenção Integral em Pneumologia e Dermatologia Sanitária (SAI), Alyne dos Passos Reis.

Além de diagnosticar casos de hanseníase, a equipe do programa disponibilizará testes para HIV, hepatite e sífilis. Quem tiver alguma dúvida sobre a doença pode procurar diretamente o programa, sem necessitar de encaminhamento da rede básica de saúde. Pode ainda ligar para o telefone 3354-6801 para saber mais informações. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

08:05 Polícia